Biblioteca Comunitária de Lagoa de Itaenga

A Biblioteca Comunitária Severina Maria da Conceição Almeida foi criada no dia 20 de dezembro de 2017, no município de Lagoa de Itaenga (PE), iniciativa de Estênio Ferreira, João Francisco, José Napoleão e Moisés Lins. Desde então, esse projeto sem fins lucrativos busca, com suas atividades, contribuir para o acesso ao conhecimento e despertar o hábito da leitura. A equipe é formada também pelos jovens Raniel Marcelo, Larissa Santana e Ana Vithória Melo. O voluntariado se dedica à realização de atividades interativas, como palestras sobre a cidade, rodas de leitura e saraus. Os voluntários também oferecem aulas de reforço escolar e Espanhol para crianças e adolescentes. Assim, a biblioteca tem sido reconhecida como um ambiente acolhedor e educativo pelas escolas, funcionando como uma ponte entre os conteúdos de sala de aula e a vida em comunidade.
¿Cuál es el problema que están resolviendo?
O analfabetismo ainda é um dos principais problemas no Brasil. A alfabetização (educação de qualidade para todos) é a bandeira da biblioteca comunitária.
¿Qué impacto positivo tiene su proyecto en su comunidad? Expliquen de la forma más concreta posible cuál es su impacto social, ambiental y/o económico actual. (Max. 500 caracteres)
Entre 2018 e o primeiro semestre de 2019 cerca de 100 crianças e adolescentes foram beneficiados com as aulas ministradas na biblioteca comunitária e mais de 600 pessoas estiveram, como visitantes. Nossos resultados mostram que 50% dos alunos matriculados no reforço escolar chegaram a biblioteca com muita dificuldade no aprendizado e depois das aulas já apresentaram bons rendimentos em suas escolas. O projeto estimula a leitura na cidade fazendo o empréstimo de livros.
¿Con cuál de las cuatro áreas temáticas de este desafío se vincula tu propuesta?
2- Educação - Educação de qualidade (ODS 4) / Trabalho decente (ODS 8).
¿Qué hace que su proyecto sea innovador?
Trata-se da primeira biblioteca comunitária de Lagoa de Itaenga. O principal objetivo da nossa equipe é ampliar esse trabalho, levando para outros bairros da cidade a iniciativa. O aluno Adriano foi um dos primeiros a conhecer o projeto e a solicitar livros para a leitura. Recentemente, foi aprovado em 1º lugar no curso de Letras da Universidade de Pernambuco - UPE (Campus Nazaré da Mata). Em fevereiro de 2019, participei da 23ª Assembleia da Juventude, na Universidade de Nova York, como membro da delegação do Brasil. O evento foi realizado com a finalidade de discutir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Na ocasião, conheci a Organização das Nações Unidas. A conquista deu visibilidade a biblioteca e a Lagoa de Itaenga na imprensa escrita e televisionada em Pernambuco. Educação e Meio Ambiente são temas trabalhados pela equipe, inclusive, foram plantadas mudas de ipês na Vila Boa Esperança. A ação ambiental foi mostrada em rede nacional através de um importante veículo de comunicação. Para atrair a atenção dos leitores, as redes sociais são utilizadas na divulgação das atividades e dos livros que fazem parte do acervo.
Nombre y apellido representante del equipo
Estênio Ferreira Oliveira da Silva
Equipo
Galería de imagenes

¿Crees que esta idea es
positiva para el mundo?

Apoyar idea

Entrega tu apoyo a "Biblioteca Comunitária de Lagoa de Itaenga"

Colabora

Regístrate o ingresa para ayudar a Estênio Ferreira Oliveira da Silva a mejorar su propuesta.

Regístrate o ingresa para comentar esta propuesta

Regístrate o ingresa para reportar este comentario

Muito importante termos mais e mais bibliotecas espalhadas pelo Brasil! Obrigada pela iniciativa! Espero que possamos colaborar eventualmente.
Responder
Reportar
hace 4 años